No decorrer do dia a dia toda a empresa pode passar por dificuldades financeiras, seja por acontecimentos não previstos como grande inadimplência de clientes ou até mesmo por crises econômicas.
Atualmente estamos passando por uma pandemia global e infelizmente muitas empresas tiveram que baixar suas portas e algumas só conseguiram sobreviver no mercado por terem uma reserva financeira.
A reserva de emergência é um dinheiro reservado com que você pode contar para suprir suas necessidades quando não tiver recebimentos suficientes para fechar o caixa no mês. Tendo uma reserva de emergência a empresa não precisa recorrer a dinheiro de terceiros como empréstimos e assim não contrair dívidas que possam fazer com que ela perca o seu controle financeiro.
Para calcular o montante necessário para se ter uma reserva de emergência adequada se faz necessário a análise de todos os custos da empresa (custo de produção, salários, gastos fixos etc.) e esse valor deve ser depositado todos os meses em investimentos com risco zero e com resgate imediato como poupança e CDBs de liquidez diária com rendimentos de no mínimo 100% do CDI.
Ter uma educação financeira é imprescindível para que os empresários consigam sustentar seus empreendimentos principalmente em tempos tão desafiadores quanto o que estamos vivendo atualmente e isso vale não só para as empresas, mas para a vida da população em geral.
© 2022 Reluc Todos os Direitos Reservados